Segundo dados levantados pelo departamento de Sociologia e Antropologia Social da Universidade de Valência, pais e mães que trabalham em casa e estão cuidando da educação dos filhos durante a pandemia estão mais estressados, sendo as mulheres as mais afetadas. Entre as 10 mil mulheres entrevistadas no mês de setembro, cerca de 86%, afirmaram estarem tristes, apáticas e desmotivadas.

“As mulheres estão exaustas, ansiosas e inseguras, o que prejudica a administração do tempo e dos sentimentos. Se não tivermos um tempo para relaxar, acalmar o corpo e a mente, não conseguiremos ser o porto seguro que nossos filhos precisam, por isso acredito que o Yoga é a atividade ideal, ainda mais porque pode ser praticada com a criança, aumentando a nossa conexão com eles” – garante Priscilla Leite, criadora do maior canal de yoga do Brasil no YouTube, o Pri Leite Yoga.

Obviamente, há também os benefícios físicos do Yoga a serem considerados para as crianças. Priscilla Leite explica que a atividade ajuda a aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação e flexibilidade, além de estimular as crianças a se movimentarem e gastarem energia – principalmente por passar tanto tempo em casa devido à Pandemia. A parte mais especial da prática, conta Pri Leite, é que as técnicas de respiração e posturas também auxiliam as crianças  na autorregulagem emocional. 

“O Yoga é uma ferramenta poderosa para aumentar o bem-estar geral das crianças. E com nomes divertidos para posições derivadas da natureza e dos animais, como a do cachorro, do guerreiro, da árvore, quase parece que essa prática milenar foi feita sob medida para os pequenos” – brinca a professora.

Além disso, não é preciso ter habilidade para iniciar a prática do yoga e com as aulas onlines, também não é preciso nenhum equipamento, roupa ou acessório especial. “O Yoga  ajuda a fortalecer e aprofundar o relacionamento afetuoso entre mãe e filho e apesar da prática com as crianças ser diferente do que com os adultos, essa pode ser uma oportunidade lúdica para os pequenos se conectarem com o seu corpo e respiração, no seu próprio tempo e com muita diversão, resultando em relaxamento tanto para as crianças, quanto para os pais – afirma.

Pri Leite Yoga, destaca que o Yoga é uma atividade multifacetada tanto para adultos quanto para os mais jovens e que essa pode ser uma excelente alternativa para tirar as crianças da frente dos celulares e videogames e criar uma conexão diferente. “Também indico que as mamães tenham seu próprio tempo enquanto as crianças estão distraídas. Se priorizar não é egoísmo, esse é um investimento no nosso bem-estar e saúde. E assim, nossos filhos, família e amigos, todos que interagem conosco se beneficiam quando estamos mais calmas, conscientes, amorosas e presentes e no canal é possível encontrar diversas aula com essas finalidades” – finaliza Priscilla Leite.

Quer saber sobre as aulas para pais e filhos?

PRISCILLA LEITE:
Idealizadora do maior canal de yoga do Brasil, o Pri Leite Yoga no Youtube, Priscilla Leite é pioneira em produzir conteúdo gratuito sobre o tema, na plataforma. A ideia surgiu da vontade de tornar o yoga mais acessível. As aulas são exclusivas e desenvolvidas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade, que não para de crescer. Nos últimos meses, a yogini criou conteúdos exclusivos para as pessoas praticarem durante o isolamento social. As aulas são divididas em categorias e podem ser praticadas em qualquer lugar, por pessoas com qualquer ou nenhuma, experiência. O canal Pri Leite Yoga se tornou referência para todos aqueles que resolveram aderir a prática. www.prileiteyoga.com.br

Artigo anteriorHomem do campo precisa de investimento e apoio técnico, diz Cabo Maciel
Próximo artigoPrestação de contas de Nêga Alencar transita em julgado e cria dificuldade para ela disputar eleição em Parintins