De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, o Amazonas liderou as estatísticas dos números de casos de câncer de colo uterino. Foram registrados 700 novos casos da doença somente no ano passado. Para o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM), esses dados são extremamente preocupantes, uma vez que a doença é causada Papilomavírus Humano (HPV), que pode ser contraído por meio da relação sexual, mas que pode ser diagnosticada precocemente e prevenida com a aplicação de vacinação específica.

Diante da situação, o parlamentar enviou documento ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cobrando providências junto às prefeituras dos Municípios do Estado, para a intensificação da vacinação contra o HPV, em meninas de 9 a 13 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. Faixa etária que, segundo o Ministério da Saúde, estudos apontam que é o período que se produz um nível elevado de anticorpos, muito mais que na fase adulta.

As pesquisas também apontam que o Amazonas é o segundo estado da Região Norte com o maior número de incidência confirmada de câncer, registrando 5.410 novos casos. E é o primeiro lugar em câncer de colo de útero. Além disso, o hospital do câncer do Amazonas, a Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), afirma que os casos que chegam no hospital e, em sua grande maioria, apresentam um diagnóstico avançado do câncer de colo uterino.

“É uma triste realidade. Há tantas formas de prevenção da doença, como a vacinação e exame preventivo. Mesmo assim, muitas mulheres estão morrendo de câncer de colo de útero em nosso estado. Em Manaus, tem apenas um Centro de Conização, que é uma pequena cirurgia para a retirada de lesões, e assim evitar o câncer de colo de útero, para atender todos os 62 municípios”, disse o parlamentar, ressaltando que, desde 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) já vem promovendo a vacinação gratuita contra o HPV, porém, é preciso ampliar essa imunização.

Para os especialistas na área, o ideal para atender as necessidades do estado é que se instalem Centros de Conização em municípios polos, como: Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Tefé e Tabatinga. Assim, desafogaria a Fcecon e os procedimentos teriam mais celeridade. Zé Ricardo apoia e defende essa ideia, por isso, está cobrando do Governo Federal o empenho necessário para que seja intensificada no Amazonas a vacinação do imunizante contra o Papilomavírus Humano.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download

Artigo anteriorVenezuela vai pedir ajuda da ONU para desativar campos minados na fronteira com a Colômbia
Próximo artigoButantan entrega mais 1 milhão de doses de vacina contra covid-19