Os deputados federais Zé Ricardo e Joseildo Ramos, ambos do PT, cobraram nesta quarta-feira (13), soluções definitivas do Governo Federal para resolver o grande déficit habitacional do Brasil.

Segundo Zé Ricardo, que participou da Audiência Pública para debater o Programa Federal Casa Verde e Amarela, na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), da Câmara dos Deputados, o déficit, hoje, é de de 7,8 milhões de moradias.

Os parlamentares exigiram prioridade para novas construções habitacionais para a Faixa 1, que abrange as famílias mais pobres, e que praticamente acabou nesta atual gestão, e para as moradias rurais e municípios de pequeno porte.

Zé Ricardo destacou, por exemplo, que no Amazonas 31% da população padece de condições adequadas de moradia, como ocupações irregulares, superlotadas, sem condições de saneamento básico, representando cerca de 256 mil famílias. Somente em Manaus, segundo o IBGE (2018), 129 mil famílias não têm moradia, apesar de ser a sétima maior cidade do país.

“Mais de 24 milhões de brasileiros vivem precariamente, sendo 80% delas com renda inferior a três salários mínimos e excluídas das políticas de financiamento habitacional”, comenta.

Artigo anteriorPresidente do PDT pede à Justiça Federal investigação sobre offshores de Guedes e Campos Neto
Próximo artigoPrefeitura abre inscrições para 50 vagas em palestra sobre ‘Teoria U’