Nesta semana, a programação do Cine Casarão, espaço dedicado à Sétima Arte do Casarão de Ideias, contará com quatro estreias: ‘Zimba’, ‘Cabeça de Nêgo’, ‘Danças Negras’ e ‘O Palhaço, Deserto’. Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos antecipadamente no perfil do espaço cultural, no Instagram (@casaraodeideias), ao preço de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).

A primeira estreia ocorre na quinta-feira (21), às 16h30, com a exibição de ‘Zimba’, longa-metragem de Joel Pizzini. O filme aborda a trajetória artística e existencial do ator e diretor de teatro, Ziembinski, que ao denunciar o nazismo com a peça ‘Genebra’, de Bernard Shaw, é obrigado a fugir da Polônia. Após sua fuga, chega por acaso ao Brasil onde se encontra com Nelson Rodrigues e monta ‘Vestido de Noiva’, que revoluciona as artes cênicas no País.

Narrado em primeira pessoa, a partir de vasto material de arquivo e com participações das atrizes Nathalia Timberg, Camila Amado e Nicette Bruno, o filme recupera performances de Ziembinski no cinema, novelas e teleteatros por meio de um diálogo cine-teatral. O filme será reexibido no sábado (24), às 17h30.

Ainda na quinta, será exibido também ‘Cabeça de Nêgo’, de Déo Cardoso. Após reagir a um insulto em sala de aula, Saulo é expulso da escola, recusando-se a sair das dependências da instituição. Em sua ocupação, ele usa as redes sociais para expressar todo o seu descontentamento com a direção, expondo o abandono e a solidão sofridos por ele e outros estudantes, iniciando um verdadeiro movimento estudantil. A reexibição será no sábado, às 19h30, e no domingo (25), às 16h30.

A terceira estreia fica por conta de ‘O Palhaço, Deserto’, na sexta-feira (22), às 15h30. Com direção de Patrícia Lobo, o filme apresenta entre a ilusão de um cabaré e o realismo do dia a dia, após mais de 40 anos dedicados à profissão de palhaço, como Cidadão (Paulo Jordão) enfrenta o seu primeiro dia de aposentado.

A quarta e última estreia é ‘Danças Negras’, também na sexta-feira, mas às 17h30. O documentário apresenta um debate sobre a presença da cultura negra na contemporaneidade, bem como os diversos paradoxos encontrados no ambiente de uma sociedade marcada por uma tradição racista e escravocrata. A reexibição está marcada para sábado, às 15h30.

Programação

Ainda na programação, os cinéfilos podem conferir ‘A Chorona’ com direção de Jayro Bustamante (sexta, às 19h30) e ‘A Última Floresta’ com direção de Luiz Bolognesi (domingo, 19h30).

Na programação desta quarta-feira (20), na ‘Quarta dos Clássicos’ que tem entrada gratuita, o Cine Casarão exibe ‘Amor, Sublime Amor’, às 16h, e ‘Moulin Rouge’, às 18h30.

Vale ressaltar que a sala de exibição do Cine Casarão está funcionando com 50% de sua capacidade, ou seja, apenas 18 lugares. Também está sendo colocada em prática a triangulação de assentos, proporcionando assim o distanciamento seguro.

Artigo anteriorNovos leitos de UTI instalados em Parintins vão atender até 400 mil pessoas do interior do Amazonas
Próximo artigoPraia da Ponta Negra tem anfiteatro iluminado em adesão ao ‘Outubro Rosa’