Estacionar no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, ficou mais fácil para clientes que procuram a região em razão do comércio e serviços na área. Funcionando desde o último dia 15/1, em caráter educativo, o Sistema Zona Azul passa a valer com cobrança a partir desta quarta-feira, 22.

Com o estacionamento rotativo no Vieiralves, as vagas estão democratizadas, já que todos podem utilizar os estacionamentos, não apenas lojistas e moradores, como se via antes. O resultado é o aumento do fluxo de clientes, aquecimento do comércio, além de um trânsito mais fluído e organizado.

Para a empresária Cláudia Diniz, a chegada do Zona Azul vai democratizar o uso do espaço urbano. “Não adianta você ter um local bonito, internamente bem estruturado, se não houver estacionamento para o cliente. O Zona Azul é legal para organizar as vagas, principalmente no Vieiralves, uma área que tem crescido muito”, disse.

A presidente da Associação dos Empresários do Vieiralves, Adlinez Moreno, destaca que a rotatividade de vagas vai permitir que mais clientes comprem na região ou visitem seu local preferido. “Nós acreditamos que o cliente que quer mais praticidade, assim como ele encontra em outros centros comerciais, ele vai encontrar agora com o Zona Azul no Vieiralves”, comentou.

Funcionamento

Nesta primeira etapa de implantação, são 649 vagas disponíveis, nas ruas: Pará (entre Djalma Batista e Maceió); Rio Javari; Rio Içá; Rio Jutaí; Rio Purus; Rio Madeira; Rio Mar; Rio Juruá; Rio Itannana; Nova Palma; Rio Tarauaca; Rio Jamary e Rio Pauini (no perímetro entre as ruas João Valério e Cuiabá).

O sistema rotativo funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Aos domingos e feriados não há cobrança. O Zona Azul tem tolerância de 15 minutos, mas não se trata de gratuidade. Esse é o tempo máximo estipulado para o motorista regularizar o estacionamento, com a compra de créditos, sob pena de receber um aviso de irregularidade.

Assim como no Centro, o Zona Azul no Vieiralves funciona com cobrança de taxa de R$ 2,45 por hora. Os créditos podem ser comprados pelo aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store, pelo site www.zamanaus.com.br ou ainda em postos de venda.

Amparo legal

Criado pela Lei Municipal nº 1.534, de 2010, o Zona Azul é um estacionamento rotativo de fácil acesso e oferece tranquilidade e comodidade para as pessoas que precisam estacionar em áreas comerciais. A chegada do Zona Azul no Vieiralves faz parte do ordenamento do conjunto, que já havia recebido da Prefeitura de Manaus o Sistema Binário.

A concessão de serviços públicos encontra amparo legal no art. 175 da Constituição Federal de 88. Já a cobrança em espaços públicos, com o objetivo de beneficiar a coletividade, está prevista no art. 103 do Código Civil, no trecho que diz: “O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem”.

Irregularidades

Quem ficar com o veículo estacionado sem o pagamento da tarifa ou ultrapassar o limite de três horas na mesma vaga receberá aviso de irregularidade. Após a notificação, o motorista deve efetuar o pagamento referente ao estacionamento pelo site, no aplicativo, com algum dos monitores ou na sede do Zona Azul.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU/Trânsito) é o órgão responsável por fiscalizar e autuar o condutor que parar irregularmente na área do Zona Azul. Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), estacionar em desacordo com a regulamentação é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Artigo anteriorCaseiro mata adolescente com tiro de espingarda por ele estar colhendo frutas de sítio
Próximo artigoPaulistão 2020 começa com promessa de equilíbrio